CLOSE

Papa Francisco morre aos 88 anos; Igreja inicia período de luto e prepara novo conclave

Papa Francisco morre aos 88 anos; Igreja inicia período de luto e prepara novo conclave

Pontífice argentino faleceu no Vaticano após AVC e insuficiência cardíaca; funeral será realizado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma

O Vaticano anunciou na manhã desta segunda-feira, 21 de abril de 2025, o falecimento do Papa Francisco, aos 88 anos, em sua residência na Casa Santa Marta, no Vaticano.A causa da morte foi um acidente vascular cerebral (AVC) seguido de insuficiência cardíaca irreversível, conforme comunicado oficial assinado pelo médico Andrea Arcangeli, diretor de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano.

Nascido Jorge Mario Bergoglio em Buenos Aires, Argentina, em 17 de dezembro de 1936, Francisco foi o primeiro papa jesuíta, latino-americano e do Hemisfério Sul.Eleito em 13 de março de 2013, sucedeu Bento XVI e liderou a Igreja Católica por mais de 12 anos.

Durante seu pontificado, Francisco destacou-se por sua ênfase na misericórdia, humildade e compromisso com os marginalizados.Promoveu reformas na Cúria Romana, enfrentou a crise de abusos sexuais na Igreja e abordou questões sociais e ambientais em encíclicas como "Laudato Si'" e "Fratelli Tutti".

O funeral do Papa Francisco será realizado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, conforme seu desejo expresso em testamento.Ele será sepultado em uma tumba simples, com a inscrição "Franciscus".

Com a morte do pontífice, inicia-se o período de "Sede Vacante".O conclave para a eleição do novo papa deverá ocorrer entre 15 e 20 dias após o falecimento, reunindo os cardeais eleitores no Vaticano.

Líderes mundiais e religiosos expressaram pesar pela morte de Francisco.O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, descreveu-o como 

"um líder raro que nos inspirou a ser melhores".

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu nota destacando o legado de Francisco:

"Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados".

A morte de Francisco marca o fim de um pontificado que buscou aproximar a Igreja dos fiéis e enfrentar desafios contemporâneos com coragem e compaixão.

Vitor Polinski

Vitor Polinski

Vitor Gabriel Polinski é Sócio e COO da Libertom LLC, além disso é redator da Libertom News, trazendo análises aprofundadas sobre liberdade financeira, tecnologia e mercados digitais. Com experiência em marketing estratégico e gestão empresarial, seu foco é traduzir temas complexos em insights acessíveis, conectando inovação e conhecimento para a nova economia.