O presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva não tem tido vida fácil, seu governo está enfrentando cada dia mais desafios, sendo muitos deles na economia.
E a pesquisa mais recente feita pelaGenial/Quaest divulgada na última quarta-feira mostrou que 56% dos eleitores desaprovam o governo Lula, e apenas 41% aprovam.
Uma das maiores surpresas (negativas para o governo), foi que no nordeste o índice de desaprovação saltou 9 pontos, chegando a 46%, sendo que historicamente os presidentes petistas sempre tiveram uma alta taxa de aprovação na região.
A realidade é que como muitos especialistas apontaram, o governo atual está perdido, no início de 2025 tivemos o episódio do Pix, onde o governo anunciou que passaria a monitorar as transações feitas pela ferramenta, no episódio em questão a repercussão foi imediata, com inclusive um vídeo do Deputado Federal Nikolas Ferreira passando das 300 milhões de reproduções, a divulgação da medida foi tão mal aceita pela população que no dia seguinte o governo voltou atrás na decisão.
Outro ponto que colabora para a alta desaprovação do governo Lula é a alta da Taxa Básica de Juros (Selic) que neste ano após Gabriel Galípolo tomar posse da presidência do Banco Central, foi elevada a 14,25%, economistas da XP investimentos preveem mais uma alta ainda em 2025, desta vez para 15,5%, desta forma, tornou-se inviável a tomada de crédito por parte da população.
Porém o que mais "pesa" para a desaprovação do governo é a alta nos alimentos, onde atualmente o quilo do cafénos supermercados supera os R$70,00, nas redes sociais isso se tornou palco para debate entre a população.